"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

14/04/2010

Blogando novamente...


(acrílica e pastel seco s/ papel reciclado em tela)

Eu adoro pintar com a simplicidade de uma criança... Eliminar todo detalhe supérfluo e me focar apenas no que é essencial. (sg)

Este trabalho é uma reprodução de uma artista que eu admiro muito. Não é uma releitura, mas também não é uma cópia fiel. Trata-se de uma "reprodução".
Vou explicar:

Quando comecei a pintar,  comecei como todo mundo: copiando os grandes mestres.
Não há nada de errado em copiar, afinal Da Vinci copiou Botticcelli, Van Gogh copiou Milleto, e por aí vai...

Acontece que, com o passar do tempo, fiquei tão boa nisso que era capaz de reconhecer até a referência do pincel pelas marcas que produzia. Também era possível chegar, com misturas certas de tintas, às mais sutis afinações de gradações tonais das cores que compunham uma pintura.

Com a ajuda de um projetor especial, eu projetava a foto da obra a ser copiada e demarcava cada área a ser colorida. E assim, a as cópias iam ficando cada vez mais perfeitas, ao ponto de um leigo não conseguir distingui-las. Naturalmente que isso não seria problema para um perito. Claro que eu ficava cada vez mais entusiasmada com os resultados.

Não demorou para que começasse aparecer pessoas interessadas em comprar as minhas cópias. Houve alguns clientes mais vaidosos que me pediram para copiar até a assinatura do artista! Bem, se copiei ou não é irrelevante... prefiro "abafar o caso" hahaha.

O que importa mesmo é que, judicialmente falando, não cometi nenhum crime, pois fazia CÓPIAS e não FALSIFICAÇÕES - e há uma grande diferença aí, visto que sempre assinava meu nome verdadeiro junto com a data atrás de cada obra. E escrevia logo abaixo que se tratava de uma cópia de "tal" obra do "tal" artista e sempre tive o cuidado de usar caneta permanente.

Certa vez copiei um artista brasileiro - o maior impressionista da atualidade, em minha opinião. Por uma infeliz (ou feliz, talvez) coincidência ele encontrou a foto da minha cópia na internet que o comprador havia colocado. Rapidamente me localizou e começou a me enviar e-mails nada gentis... Eu pedi à ele que por um momento deixasse a raiva de lado e fizesse uma avaliação sincera do meu trabalho, pois a opinião dele me era muito valiosa. Ele demorou alguns dias para responder, depois escreveu: EU ASSINARIA!

Uaaaaaaaauuuuuu!!! \o/ \o/ \o/ \o/... Eu comemorei muuuuuuuuuito!!!!

Mas, depois desse dia passei a pedir aos meus clientes que não postassem fotos das minhas cópias na internet. E até as fotos que eu tinha gravei em CD e deletei do meu computador. Sorte minha que tenho um sexto sentido apuradíssimo, pois logo depois fui "bombardeada" por um verdadeiro ataque de malwares que se apoderaram do meu sistema, invadiu minha privacidade, deletou alguns de meus arquivos e e-mails, por pura maldade ou procurando sabe-se lá o quê... Isso me levou a mudar meus e-mails, MSN, deletar meu antigo blog, entre outras providências e cuidados que tive que tomar.

Sim, pode ter sido um hacker qualquer e totalmente desconhecido... MAS EU DUVIDO!!!... E tenho meus motivos.

Tudo isso é passado, felizmente... Vou, sim, continuar reproduzindo os artistas que admiro, suas técnicas, suas paletas, mas também vou continuar com minhas criações exclusivas, pois NUNCA abri mão delas... Afinal, tem um bocado gente por aí querendo me copiar... hehehe

0 comentários:

Postar um comentário

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci