"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

06/05/2010

A SEÇÃO ÁUREA

Aplique a seção áurea p/ tornar sua pintura mais empolgante!


(zona forte e de interesse visual - veja aqui).

Conhecida pelo menos desde o século III a.C., a seção áurea é uma das fórmulas mais utilizadas para dividir o espaço de um quadro. Expressa uma razão entre duas partes, onde a menor está para a maior assim como a maior está para o todo. Os lados de um retângulo ou quadrado da seção áurea exprime essa razão. Se você dividir sua superfície retangular de acordo com a fórmula da seção áurea, verá que a proporção do retângulo ou quadrado menor em relação ao maior é igual à do retângulo ou quadrado maior em relação ao todo. As divisões podem ser feitas indefinidamente, até chegar-se ao menor quadrado ou retângulo – que ainda manterá as proporções da fórmula básica.

Embora as subdivisões conservem a mesma proporção, nenhuma delas tem o mesmo tamanho. Portanto, é possível, com a seção áurea, fazer uma série infinita de pontos desigualmente espaçados ou de divisões, nos quais você pode basear sua composição. Assim conseguirá dar a obra harmonia e equilíbrio, evitando repetições monótonas.

Se as proporções da secão áurea for repetidas diversas vezes, poderá intruduzir em cada uma delas todos os elementos chaves de uma composição sem correr o risco de perder o equilíbrio estético e tornar a sua pintura desinteressante.

Veja abaixo como calculá-la.



(clique na imagem p/ ampliá-la)

1. Considere a base da Tela como a linha AB.
2. Determine seu ponto médio (M)
3. Posicione o compasso com a ponta seca em B e trace um arco.
4. Marque C no ponto em que o arco cruza a borda da tela à direita.
5. Una os pontos A e C com linha pontilhada.
6. Abra o compasso na largura BC e trace um arco, que cruzará a diagonal pontilhada AC no ponto D.
7. Coloque o compasso em AD e trace outro arco, que cruzará a linha AB em G
8. A partir de G, trace uma linha em ângulo reto com AB. Esta linha, que divide a tela, é a seção áurea.

9. Repita essa operação para formar outra seção áurea dentro da primeira. Ponha o compasso em WM para encontrar Y. Ligue X e Y. Coloque o compasso em YW para achar Z, e em ZX para encontrar outro G.

Um comentário:

  1. Parabéns por seus trabalhos. São magníficos e obrigada por compartilhar conosco essa dádiva que Deus lhe deu.

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci