"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

04/05/2010

SEGREDOS DA PINTURA

Olá amigos! Postando no blog novamente... embora às vezes tenho a impressão de estar pregando no deserto... rs
Ok, ainda não passei o endereço para ninguém, continuo no aguardo que alguns dos antigos companheiros me encontrem e venham somar comigo... Companheiros do antigo blog que me vi obrigada a deletar por causa de pessoas mal intencionadas...
Entretanto, sou dura na queda, osso duro de roer, e ensinar arte é mais do que meu ofício, é minha paixão e meu combustível para continuar na estrada.
Foi pensando nisso que resolvi postar aqui minhas apostilas teóricas de pintura em tela. Vou fazê-lo aos poucos, em partes, para que todos possam absorvê-las ou copiá-las. Pretendo  ensinar tudo que sei, tudo que aprendi nessas longas décadas de aprendizado e pesquisas...Não vou deixar de fora nem mesmo "o pulo do gato"... coisas que na maioria das vezes não são ensinadas aos alunos... Espero que gostem!
 
INTRODUÇÃO:

Qualquer um que aprecia a pintura pode pintar desde que haja o desejo de aprender. Ter força de vontade e persistência são fatores primordiais. Não tenha pressa, nem medo de errar; o belo e o harmonioso surgem muitas vezes depois de muitas tentativas. A ansiedade é um fator negativo para quem está aprendendo, evite-a. Lembre-se sempre que a pintura deve ocupar um lugar positivo na sua vida.

Embora seja indispensável a técnica, a intuição muitas vezes é a que conta. Cada pintura fala muito de nos mesmos, mostra um pouco de nossa personalidade e a maneira como vemos as coisas ao nosso redor. É fantástico podermos observar nosso progresso a cada trabalho executado; por isso mesmo, deixo uma dica que aprendi com minhas próprias experiências: Não desanime se caso sentir-se insatisfeito com um trabalho, encare-o como um exercício a ser melhorado. Um quadro pode ser pintado num só dia, mas pode ser retocado pelo resto da vida.

Não despreze a teoria, ela é fundamental e muito mais responsável pelo sucesso do seu trabalho. Embora seja importante a prática, sem teoria nunca chegará a lugar nenhum, pois jamais entenderá as múltiplas facetas de uma pintura. Estude as cores, descubra como elas se comportam colocadas lado a lado numa tela de testes. Observe-as na natureza e tente recriá-las fazendo suas misturas, e quando obtiver sucesso, anote tudo, não confie na memória.

Certa dose de ousadia é bem vinda no campo da pintura, mas cuidado ao colocar suas ideias em pratica. Sem um conhecimento, por menor que seja, é quase impossível causar o impacto desejado numa composição. Até mesmo os abstracionistas têm de passar pelas várias etapas de aprendizado até atingir o ápice, para então, comunicar-se através da pintura.

Parece a muitos que eles simplesmente “jogam as cores” na tela aleatoriamente, sem nenhum planejamento prévio. Isso é um conceito errôneo; a grande maioria elabora vários estudos até atingirem o ponto máximo da mensagem que pretendem transmitir. Todo bom abstracionista sabe de antemão exatamente como as cores irão comportar-se na composição, pois já a idealizaram em sua mente. É verdade que alguns possuem um talento nato e simplesmente deixam-se guiar pelas emoções, mas é verdade também, que só com anos e anos de experiência é que saberão dominar com eficiência a cor, forma e movimento. Afinal, são as únicas “ferramentas” que possuem para transmitir tantas informações agradáveis ao nosso cérebro, a ponto de despertar nossas mais profundas emoções.

Seja sensitivo na escolha do tema. Às vezes a beleza está nas coisas mais simples que passam despercebidas aos olhos de muitos. Com o tempo aprenderá a olhar com olhos de artista. Quando isso acontecer, observe e experimente, não armazene idéias. Surpreender-se-á consigo mesmo quando constatar que é capaz de captar as infinitas formas e cores harmoniosas que nos rodeiam; e as passagens mais sutis de tons nos objetos, nas flores, no céu, etc.

Contudo é bom  lembrar que a pintura não deve ser uma cópia fiel da natureza, para tanto, temos a fotografia. Antes, procure criar uma linguagem própria ao pintar. Lembre-se que a arte não tem nenhum compromisso com a realidade, só com o belo. Por exemplo: um céu pode ser esverdeado ou dourado, e não necessariamente azul.

Para encerrar, aqui vai meu último conselho: quando escolher um tema, gaste mais tempo pensando nele do que pintando. (Às vezes passo dias e dias estudando um tema antes de esboçá-lo na tela). Procure imaginá-lo na tela, acrescente ou subtraia elementos para torná-lo mais harmonioso. Esse é o grande fascínio que temos ao pintar. A gratificação é imensa ao descobrirmos que somos capazes de criar imagens e cenas particularmente nossas, e que vieram a existir somente na nossa imaginação. Além do mais, traduzir representativamente através da pintura a criação de Deus, é deveras maravilhoso!

Um beijo carinhoso a todos!
Sueli Gallacci

8 comentários:

  1. Pois im! Serei sua seguidora. Vou amar fazer parte desse aprendizado que, juntado ao que já tenho e ainda ao que aprenderei, deve dar a receita exata do aprendiz de feiticeiro. Vou amar fazer parte disso tudo e tentarei, em dias vindouros, postar algumna criação minha para que possas, te peço, dar o teu aval. Obrigadíssimo, desde já.

    ResponderExcluir
  2. A Sueli é o meu reforço na pintura e na vida,SUAS PALAVRAS SOAM FORTE EM MEU CORAÇÃO, ao ler novamente este post, a tudo me serviu, a tudo se encaixou como uma luva GG.

    Obrigado por vc existir.

    ABRÇS.

    ResponderExcluir
  3. Sou iniciante em pintura, mas tenho experiencia de vida. E posso perceber que voce é uma pessoa mui legal, pois não são todos que compartilham o conhecimento que tem. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Sueli estou radiante, maravilhada com a sua arte, com a sua pessoa, com a sua sensibilidade, não poderia ser de outra forma você é uma artista, totalmente corpo e alma artista!...
    Não sei como foi sua infância nem de onde vem essa essência sublime, seria de sua mãe? De seu pai? Essa riqueza de espírito está em extinção!...
    Amo a pintura comecei tarde com mais de 50 anos, busco na Internet aprendizado e te encontrei!...Muito obrigada pelas aulas, pelos ensinamentos Deus te abençoe grandemente!...
    Dalva

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo blog.

    Vou começar a seguir.

    Brandão
    de Portugal

    ResponderExcluir
  6. Como adoro estas suas dicas. No tocante ao abstrato, eu pensava assim mesmo, que era só jogar um monte de tintas na tela, daí, quando terminasse estaria bom, mas se nem eu conseguia gostar....Impressionante como temos que ter teoria, e estas dicas são preciosas pra mim.Você passou uma aula de humildade, de respeito à arte e ao nosso próprio trabalho, talvez sem querer, mas tudo que você falou me faz querer estudar para aprimorar as minhas tentativas de pintar. Obrigada, estou sempre aqui me aconselhando e me encantando. Neste vaso transparente, não está aparecendo a assinatura , não tenho certeza de que é seu, acredito que sim, se for, meus parabéns, a transparência é perfeita.Amo tudo isto.
    bjs. fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha!

      Seus comentários me emocionam sempre!! Fico imensamente feliz de saber que está tirando proveito das minhas dicas. Isso me intensiva a continuar.Eu que te agradeço de coração as palavras elogiosas!

      Beijo Grande minha amiga!

      Excluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci