"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

24/01/2011

ESPATULADA

O Diário - Espatulada à óleo em tela
(Clique na foto)

Não tenho muito a dizer sobre esse trabalho, a não ser que é um homem lendo um jornal. Vocês estão vendo um homem lendo um jornal, não estão? rsrs.

Trata-se de um operário e ele está na sua hora de almoço. Como eu sei disso? Eu imaginei assim.

Pintar tem essa magia, podemos imaginar o que quisermos, e basta acrescentar um detalhe, ou subtrair outro e pronto! Damos vida e identidade ao nosso modelo.

Mas devo confessar que não tenho muita imaginação, eu jamais seria uma pintora surrealista. Preciso de um modelo, uma referencia que funciona como principio de criação. Posso dizer que dou uma nova feição para aquilo que eu vejo. É mais ou menos como escrever o mesmo texto numa nova linguagem.

Este é um tema bastante simples. Temas simples me encantam pela forte sugestão contida neles. Se conseguirmos equacionar bem o tema com a técnica, conseguiremos um impacto visual agradável aos olhos do observador.

Nessa pintura trabalhei a sombra do homem como o mesmo cuidado e planejamento que o próprio homem. Desejei retratar um dia ensolarado em pleno meio-dia – ele está na hora do almoço, ok? rsrs

Vejo a sombra como um ponto de interesse forte. O sol é o personagem principal dessa pintura, embora nem apareça. Todo o resto figura como coadjuvante.

Sobre a técnica, fiz inteirinho com a espátula, não usei pincel nem para assinar: assinei com pastel oleoso. Não gosto de assinar com pincel, aliás, não gosto de assinar de maneira nenhuma. Um dia ainda vou fazer um post sobre isso. Vou contar pra vocês por que não gosto de assinar na frente do trabalho, só atrás. E por que tenho quatro assinaturas diferentes. rsrs.

13 comentários:

  1. Oi Su! Amiga, que tela maravilhosa! Sou sua fa, voce sabe disso, mas apenas porque seu trabalho e de alto nivel e de extrema sensibilidade! Beijos enormes da amiga, Deia

    ResponderExcluir
  2. Olá...Tive que me ausentar por um tempo e de certa forma valeu...pois fiz algumas mudanças no Wallarte, trazendo algumas novidades, q/modéstia parte ficou maravilhoso.
    Espero contar com sua presença que para mim é mto importante.
    Sobre sua postagem gostei mto do seu jeito de se expor, e sobre a pintura, achei simplesmente "maravilhosa" - qto mais por vc dizer que foi espatulada - pois normalmente vejo trabalhos feito a espátula, mas com tinta espessa, e sua pintura é leve, e clara, que em certos momentos lembra a aquarela...
    Vc está de parabéns!!!
    Bjocas...
    Waleria Lima.

    ResponderExcluir
  3. Su, você sabe que gostei muito desta criatura lendo este jornal meio abagunçado. Acho este tema encantador como é a nossa realidade, o nosso cotidiano. Não lemos jornal? As crianças não brincam? Não existem árvores, peixes e cachorros? Então, amiga, acho esta pintura genial exatamente por retratares nossos hábitos mais simples: ler um jornal! Nossa vida é feita de pequenas coisas, nada de tão estrondoso. E para finalizar, esta é uma das que mais gostei, justamente pela simplicidade do momento. A sombra e o jornal meio desfolhado são os pontos altos ao meu ver. Detalhes, né? E quanto ao teu nome... nem comento!

    Beijo grande.
    Tais luso

    ResponderExcluir
  4. Existe uma sensação gostosa em sua arte -- você se reflete no seu trabalho com muito e bons sentimentos da vida.

    Perdoa-me as palavras mas é que eu amo a arte.

    Isaías Carriço

    ResponderExcluir
  5. Isso pra mim é que é a sofisticação, Sueli. Tirar o belo do que já é belo talvez não desperte tanto a admiração quanto tirar o belo, o belíssimo (no seu caso) da simplicidade de uma cena do cotidiano. Meus parabéns de admirador. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sueli...

    Ai que saudade do tempo em que eu pintava... Vou ver se volto a fazer umas artes este ano rsrs.
    Sua pintura é deliciosa...perfeita!
    Virei fã!
    Beijos querida e parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso!!! Seu dom é divino.

    Seu jeito de falar é bárbaro... Ri demais, menina. Você é show!!!

    Nossa... que bom ter vindo aqui!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. COisas assim nos animam a fazer arte e frequentar blogs. Sueli graças a esse bom desenho, talento, técnica de pintura e coragem você pode tudo em pintura!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sueli!
    Fiquei encantada com sua tela...Está magnifica!!!!! Parabéns!! Estou te seguindo.
    bjosss

    ResponderExcluir
  10. Nossa, fiquei curiosa para saber a história das assinaturas!!
    Seus quadros são de uma beleza incrível! Adoro eles!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  11. Ola sou do curso de pedagogia ufg e vou fazer um trabalho sobre sua obra O Diário.Se você poder nos ajudar com algum comentário envie para mim marileide.leide@hotmail.com Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Sueli, adorei sua técnica de pintura: clássica, com um toque de moderno, um toque de ilustração... Vc devia estar no time de ilustradores da Folha SPaulo! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Bira!
      Fiz um tour pelos teus blogs... Cara, vc é muito bom!! Não merece palmas, merece o Tocantins inteiro hahaha!!!

      Abração!!

      Excluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci