"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

07/01/2011

NU EM TÉCNICA MISTA

Fita Vermelha - Painel 120 x 0,90m
(clique na foto)

Este nu foi pintado basicamente com tinta de carimbo. Isso mesmo, tinta de carimbo!

Um dia meu marido resolveu fazer uma faxina nos seus materiais de escritório e jogou no lixo dois vidros cheinhos de tinta de carimbo. Eles eram tão antigos que nem traziam a data de fabricação e de validade. Por esse motivo, ele supôs que não serviriam mais para nada. Eu estava lá na empresa nesse dia e pensei: isso deve servir para alguma coisa. Fui até o lixo e peguei os dois vidrinhos: um preto e outro azul.

Ele me disse:

- Quando é que você vai para de acumular lixo?

- Isso não é lixo – respondi – isso é uma possibilidade.

Todo artista é assim, nada passa despercebido, tudo pode ser transformado e aproveitado dentro da nossa imaginação irrestrita e inesgotável.

Eu já estava com esse painel preparado e desenhado. Eu mesma havia 'construído' ele todo, desde o quadro de madeira, a fixação do algodão traçado, a imprimação e a textura. Fiz a textura com massa acrílica de parede, um pouco de cola branca e areia fina.

Pintei-o todo com a tinta de carimbo, e a iluminação clara e o vermelho da fita, com tinta acrílica.

Isso foi há cinco anos, mas esse painel sempre esteve comigo, não tencionava vendê-lo. Outro dia, entretanto, resolvi retocá-lo e colocá-lo à venda. Intensifiquei os contrastes com a tinta acrílica, apliquei mais tinta de carimbo e deixei que escorrece. Decidi vendê-lo por que ele já cumpriu o seu papel aqui comigo.

Gosto de guardar alguns trabalhos e ir retocando-os ao longo dos anos. Isso faz parte do meu amadurecimento à medida que vou me desprendendo de antigos vícios, como detalhar demais o que dispensa detalhes.

18 comentários:

  1. Suely, gostei porque está bonito e porque me identifico!
    Essa inquietude, o experimentar, o tentar e o fazer se confundem com a própria arte.
    Esse quadro está pedindo parede!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Passei para lhe desejar um 2011 cheio de paz,amor e saúde.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi Sueli,
    depois de um longo verão...adorei a nova postagem, a pintura ficou linda!O vermelho da fita do cabelo ficou incrível...ja estava com saudades!
    um bju grande, querida!

    ResponderExcluir
  4. Que trabalho mais lindo Sueli!
    Daria o nome de Perfeiçao...
    Eu adoro cores assim classicas(nem sei se é assim que se diz) rsrs
    Este vermelho dando um total contraste deixou a sua pintura adoravel!
    Sueli quando voce fala da pintura voce mostra com tanta simplicidade, uma arte que para mim seria impossivel de realizar, mas suas maos sao de ouro, é isto! Elas sao de ouro!
    Parabéns, quem o comprar tera em sua parede uma maravilhosa obra de arte!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Ah, Sueli, como eu admiro a sua postura artística e humana em geral! Você é uma multiplicidade de talentos que encanta. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Sueli eu voltei aqui hoje por dois motivos...
    Hoje pela manha me recordei de voce quando vi um calendario com pinturas em tela de artistas famosos, como Monet, Van Gogh... E tinha uma pintura que me deslumbrei tanto e fiquei me perguntando: "Sera que Sueli ja pintou bailarinas?" Porque o que vi hoje fiquei encatada! Era uma bailarina com a cabeça baixa, como se estivesse preparando para bailar, mas a tela havia uma cor morta meio que laranja terra, como se estivesse muito envelhecida... Linda! Mas quando cheguei em casa eu nao conseguia recordar quem havia pintado, porque misturei os nomes na minha cabeça, e vim pesquisar aqui no google e me deparei com um nudo de Picasso que olhando eu achei identico ao seu...
    Eu queria te dizer que Picasso colou de voce, kkkkkkkkk porque o seu te juro é mil vezes mais belo do que o dele, kkkkkk
    Olha ali a quinta foto...
    http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1280&bih=561&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Tela+de+Vangog+bailarina&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

    Sueli agora mais do que nunca, te digo que voce tem um enorme talento, e eu queria que voce pintasse uma bailarina, rsrsrs porque é lindo demais!
    Eu nao consegui achar aquela que havia visto mas encontrei esta que me encantou igual:
    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://veja.abril.com.br/310506/imagens/arte1.jpg&imgrefurl=http://veja.abril.com.br/310506/p_098.html&usg=__QAZ-pedAXSQGlNe-H4jHVanMuVU=&h=278&w=350&sz=32&hl=pt-br&start=224&zoom=1&tbnid=WX2S5SVU0Fc_mM:&tbnh=120&tbnw=154&prev=/images%3Fq%3DTela%2Bde%2BVangog%2Bbailarina%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1280%26bih%3D561%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C4606&itbs=1&iact=hc&vpx=295&vpy=98&dur=105&hovh=200&hovw=252&tx=131&ty=94&ei=nVkrTcesFcKo8AON8MiiCw&oei=I1YrTdnSGsn14Ab70dCEAg&esq=11&page=11&ndsp=22&ved=1t:429,r:9,s:224&biw=1280&bih=561

    Queria comentar outra coisa. Quando Van Gogh pintava sapatos ele usava os sapatos surrados e as pinturas ficavam maravilhosas, rsrsrs Ele so tinha sapatos velhos, Minha Nossa! (Estou de brincadeira)
    Bjus no coraçao!

    ResponderExcluir
  7. Olá lhe felicito pelo vosso blog.
    Lhe convido a conferir o meu que diariamente trás destaques culturais e hoje terça estreia Bruno Martins em sua coluna de comunicação.
    informativofolhetimcultural.blogspot.com
    Aguardo a sua visita.
    Abraços
    Até mais
    Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir
  8. nossa tá lindo... :)
    arte e reciclagem juntos!!!
    bjos,

    ResponderExcluir
  9. Sueli, voce estava mais do que certa...
    Eu hoje fui conferir as pinturas no calendario, e as duas telas de bailarinas eram de Degas, rsrsrs
    Uma delas era Bailarina em Blu... Muito linda.
    Mas voce hem!? Posso dizer a frase: "Ela sabe de tudo!" rsrs
    Definitivamente descobri que quando vejo as Bailarinas eu me encanto... Aquelas que me enviou sao lindas!
    Sera que eu queria ter sido uma, e virou uma sina? kkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. rsrsrs, você sempre surpreende, isso que gosto! Tinta pra carimbo, sim senhora... E esse laço meio solto, em vermelho, deu o charme. Dos traços nem falo, um nu bem comportado, bonito, agradável de olhar.
    Agora, Su... teus diálogos com teu marido, putz, muitas vezes apaga a obra, amiga! Rsrsrs.
    Gostei teste post pela pintura, pelo texto, pela inovação. O resto, falamos por e-mail.

    Beijos, ó artista!
    Tais luso

    ResponderExcluir
  11. P/ Tais.

    Viu só amiga como o maridex está sempre presente, participativo e palpiteiro rsrs.

    Sou muito incompreendida, artista sofre, viu rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Muito bonito e mais criativo....
    impossível....De vez em quando sabe
    bem vender....Eu fiz o mesmo agora no
    Natal,com a exposição de presépios..
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Gostei muito do espaço qeu criou...

    Posso te add em meus links na lateral de meu blog?

    Um abraço,

    Kleber
    oteatrodavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Alô Sueli, passei para comentar o seu comentário no blog da Taís, na postagem sobre Monet.
    O texto da Taís, como sempre é excelente e o seu comentário-aula ficou extraordinário. Acho que já lhe disse que você é a melhor professora de pintura que conheci e ponto final e um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Maria Olimpia A. de Melo15 de janeiro de 2011 21:17

    Adorei vc ter chamado lixo de possibilidade.

    ResponderExcluir
  16. rsrsrs, concordo com Antonio, Su! Você acerta na mosca e não tem firififi. Tenho horror à pessoas que escondem aqueles segredinhos de pintura, você sabe, né?

    Quanto ao Antonio é um amigo - que temos - muito generoso nos seus comentários. É um estímulo para os que escrevem e pintam.

    bjs, amiga.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sueli,
    Fiquei muito feliz com seu comentário, saiba q sou iniciante e essas pinturas de flores faço sozinha, algumas releiturasm de revistas mas os desenhos eu mesma faço a mão livre, sempre modificando algumas coisas.
    Fiz um curso, mas ela ensina pinturas tipo cubista, do Valdones.
    Comecei esse blog mais como uma maneira de demonstrar meu trabalho e de ter fotos de todos eles, quando fui criar o blog todos nomes que eu colocava já tinham dominio, dai dani artes plasticas ainda nao tinha, entao ficou esse mesmo, as vezes me envergonho, pois sei que para isso precisaria estudar muuuuuuuuuuito.
    A pintura é uma nova paixão na minha vida, tive uma aula muito rica com o Maneco Araújo, ele fez uma marina lindissima, mas foi somente de demonstração.
    Já estou seguindo seu blog, e adorei o conteúdo, as dicas são ótimas e vão me ajudar muito, seus trabalhos são maravilhosos, adoro gente que cria com outros materiais, improvisa, no inicio eu nao tinha os materiais necessarios entao improvisei muito mesmo, isso me ajudou a conhecer um pouco as cores, pois tinha q fazer muitas misturas pra conseguir os tons desejados já q meu material era restrito.
    Para mim sera de grande proveito suas criticas e comentarios em meus trabalhos, fique a vontade.
    Tenho outro blog além desse, http://danifazendoarte.blogspot.com/
    Grande abraço.
    Dani

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci