"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

16/06/2011

Fotos editadas, modificadas, enfim, qualquer coisa assim...

(clique para o zoom)

Já faz alguns anos que eu faço esse tipo de trabalho com fotos e chamava simplesmente de edição. Agora porém, inventaram um nome pomposo pra ele. Gostaria muito de dizê-lo aqui, mas acontece que me esqueci, apagou, evaporou da minha mente.
Pedi socorro à minha amiga Taís, que também se esqueceu! Faz mais de uma semana que estamos, eu e ela, tentando nos lembrar!

A coisa tá feia, acho que os especialistas no assunto estão enganados: administrar blogs, passar horas na frente do PC malhando o cérebro não afasta o 'Alemão', pelo contrário, deve atraí-lo!.. O Alzheimer, g-zuis!


Mas vamos ao que interessa – as fotos.
Essas são das minhas filhas e é um trabalho fácil de fazer. Existem 'trocentos' programas de computador que fazem o serviço com apenas alguns cliques. Claro que, como toda arte, temos que usar de sensibilidade e ter 'mão boa'. É possível seguir desfazendo e refazendo os efeitos, e há mil possibilidades com apenas uma foto.


O ideal é isso mesmo, usar apenas uma foto: a variedade fica por conta das cores. A composição fica mais interessante com 2 ou mais fotos.
Faz tempo que isso é sucesso, mas minhas encomendas aumentaram depois que apareceu na novela das 9.  E eu, claro, tô tirando proveito hehehe.


Faço as imagens e mando pro cliente com um 'breço bem baratinho sednôres', ou mando imprimir em tamanho grande na lona autocolante, colo num suporte e entrego já emoldurada. Aí, 'o breço não é tão baratinho aqui no lôdjinha' hahaha. 


Outra possibilidade é cortar a foto pela metade verticalmente, imprimir do tamanho de uma porta, e depois colar na porta de entrada (do lado de dentro, naturalmente, acho que ninguém é tão narcisista a esse ponto!). Ou ainda na porta do banheiro da suíte pelo lado de dentro do quarto; ou, em outras portas segundo a imaginação de cada um.

Também já fiz várias usando apena uma imagem bemmmmmmmmm grande que foi colada diretamente na parede da sala. Para dar um bom acabamento aconselho pregar uma moldura de cordão tipo baguete em toda a volta.


Normalmente eu imprimo a composição de fotos já com uma modura virtual, que pode ser preta, branca, colorida, ou em tons neutros. É por esse motivo que aconselho um moldura física bem fininha, apenas para o acabamento. Há ainda a possibilidade de colocar um vidro antireflexo, mas não há necessidade, uma vez que a lona autocolante é impermeável, resistente e de fácil limpeza.


Outras possibilidades...




21 comentários:

  1. Sensacional!!! Amei seu trabalho...

    Beijos, Marta

    ResponderExcluir
  2. Ficou BÁRBARA!
    Guria, lembrei!! Em 1962 o Andy Warhol descobriu esta técnica usada para as fotografias com a qual ele ficou famoso. A técnica é SERIGRAFIA! rsrs

    Ele fez Marilyn Monroe, Elvis Presley e Che Guevara, não lembras? Claro que lembras! Será que estou errada? Hun, nós duas estamos meio mal de memória...

    Se eu estiver errada, pode me corrigir aqui mesmo, não tem problema! rsrs Amiga morre junto.

    Mas deixando os nomes de lado, está fantástica! Você será perdoada pela memória, o que todos vão ver é o seu trabalho, indiscutivelmente de qualidade.

    Beijão, amiga, Deus te crie!
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  3. Taís!

    Obrigada pelo empenho, amiga, mas não é SERIGRAFIA! rsrs.
    Serigrafia é uma técnica muito antiga, ainda nem existiam computadores rsrs.
    O nome que inventaram para essas fotos modificadas digitalmente é recente, coisa de gente com mania de dar nomes aos bois rsrs.

    Valeu, amiga, ainda nos lembraremos, ou quem sabe alguém terá misericórdia de nós rsrs

    Bjos, migaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Interferência é um termo aplicável, retoque digital, releitura de foto, ou outro nome que se queira inventar... O nome não importa muito, mas o talento, esse sim, é insubstituível! Quando os meios são de fácil manipulação, um artista faz arte facilmente. O curioso erra de modo fácil... Você, minha talentosa amiga, acertou de novo!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Antonio nos salvou... pelo menos em parte. rsrs

    Tá, Su, vamos morrer abraçadas e pronto! Mas acho que tem um pouco do dedo de Andy Warhol aí; não no trajeto (que você fez no computador),mas na semelhança. No resultado.

    Adorei as duas últimas possibilidades, também. Estas você não tinha mostrado... Tem mais?

    beijão, rsrs
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  6. Oi Su!! Eu adoro esse jogo de cores na foto, dá uma aparência de pintura, percebe-se a intervenção do artista - e com o seu olhar, tudo fica uma obra prima!! Saudade de você, vamos tentar nos ver nas férias? Beijocas, Deia.

    ResponderExcluir
  7. Sueli,

    Amiga,os tues posts sobrepõe beleza, graça, criatividade, fica explícito neles a grande artísta que és!

    Parabéns!

    Amo fazer essas "coisas" (rs) nas fotos que não sei o nome!


    Um abraço sempre amigo, Marluce

    ResponderExcluir
  8. Sei lá o nome, mas que fica bonito, ah isso fica!!!

    E, como vc disse, o computador faz muitas coisas, mas se vc não tiver a sensibilidade e o talento na escolha dos efeitos e das cores, não vai rolar!

    Parabéns, amiga!!! Como sempre, fazendo só o que há de melhor pra ser visto!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga Sueli! É isso mesmo está invertido!! Mas como as pessoas olham num todo as vezes nem percebem,só ohos de artista plástico para notar imediatamente!!
    Amiga seus trabalhos são maravilhosos!!!Você é uma grande artista!!!!
    Adorei a sua visitinha,volte sempre.Já estou te seguindo.
    bjosssss

    ResponderExcluir
  10. Sueli...vim retribuir sua visita..
    Estou vendo um rostinho simpático aqui..ja sei de onde você veio..da Tais Luso..não é?

    Mas o importante é que veio e ficou.

    Admirando seu trabalho. Adorei. Super criativo.

    Vi tb que vo tem outros blogs. Estarei por lá.

    Um beijo..vou te seguir, não por retribuição, mas sim porque gostei..muitão!!
    Bj

    Ma

    ResponderExcluir
  11. Não importa que nome venha a ter, Suely. É lindíssimo e pronto! Aqui em Minas a gente daria um nome assim: Um trem bonito demais da conta! rsrs Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sueli!

    Achei maravilhoso o trabalho que vc desenvolve a partir das fotos. É contemporâneo tem tudo a ver com a velocidade dos nossos dias!

    Obrigada pela visita, viu?

    Bjss

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Sueli,que coisa bárbara você faz...
    Achei fantástico.Amei.Parabéns! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Cá estou eu em mais este teu cantinho, sabe gosto muito de artes plásticas, e o trabalho com as fotos, nossa ficou muito bom, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente amei, Sueli!
    Que trabalho lindo! Belos efeitos! E criativos!
    Beijos, minha amada!

    ResponderExcluir
  16. Faz muito tempo que nao venho aqui.Hoje vim saber como estão as coisas...se tudo anda bem...beijos e fica com Deus voce e sua familia.

    ResponderExcluir
  17. Sueli,



    Saudade dos teus lindos e diferenciados posts, amiga!



    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhh... Eu adoro essas modificadas nas fotos, vc já vi o selinho do meu blog, eu que fiz num desses sites, não está tão maravilhoso com o seu trabalho, mas ficou bonitinho...rsrsrs... bjo,

    ResponderExcluir
  19. Ola amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final da pagina das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  20. Sueli que lindo!!!!!

    Vou me arriscar a brincar com algumas fotos pra colocar no blog...
    Pode ficar interessante em As cores que sou...

    Beijos da Mari

    ResponderExcluir
  21. Bom dia amiga! Não sei o nome, mas vi algo parecido, não sei se é a mesma técnica, que recebe o nome:imagens Duotônicas.
    Veja nesse endereço.
    http://pt.scribd.com/doc/509178/Apostila-Adobe-PhotoShop-Editando-Fotos-com-Photoshop-CS2.
    Mas ainda penso que não seja o seu caso. De qualquer forma, vim dar uma espiadinha em você...sentia saudades. Uma dia lindo.
    Um abraço apertadinho.

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci