"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

01/03/2012

O PIMENTÃO

(clique na foto)

Q
uem
colocaria um pimentão gigante na sala de estar?
Propus isso pra minha nora e ela topou!

Quando estávamos decidindo sobre a decoração do novo apê, disse que queria para esse cantinho próximo à varanda algo muito especial, bem vanguardista. Sugeri pintar a parede numa cor marcante e inesperada. A cor berinjela foi a eleita.
Meu filho disse que estávamos loucas, eu disse a ele que tudo que tinha que fazer era fechar a boca e abrir a carteira rsrs.

O Pimentão - óleo sobre painel
(Clique na foto)
Essa pintura nasceu de um pimentão verdadeiro que eu coloquei dentro de uma caixa de sombra e direcionei a luz de uma luminária bem aguda sobre ele. Dessa forma pude ver nitidamente os valores altos e baixos dos tons. Manobrando a luminária pude direcionar o brilho para onde eu queria. Também fiz uso de um calço sob o pimentão para incliná-lo um pouco para frente.
Fiz um esboço simples já demarcando essas áreas e pintei-as isoladamente com tinta à óleo em camadas grossas. Dessa maneira fica fácil seguir ajustando e refinando os valores tonais.

Acho que o charme ficou por conta dos contrates exagerados desse ‘mosaico’ de cores isoladas que se completam formando a imagem.

Sou uma eterna apaixonada por técnicas e continuo experimentado todas as possibilidades, embora isso não seja uma boa idéia para quem deseja ganhar nome e prestígio. No entendimento de muitos críticos de arte sou uma 'artista sem identidade'.
Mas não me importo nem um pouco com isso, só sei que eu ameeeeeeeei pintar esse pimentão! Talvez eu deva pintá-los até morrer e ganhar a minha identidade artística rsrs.

Em tempo: Estou tentando voltar a postar com regularidade como antes, espero que eu consiga. Fiquei tanto tempo afastada que estou adorando essa sensação de estréia rsrs. Não posso negar que estava com saudades de escrever no blog, e principalmente visitar os blogs que eu curto e deixar lá o meu pitaco nas postagens dos amigos rsrs. Ainda estou administrando o meu tempo, agora com mais sabedoria.

Um beijo carinhoso a todos!
Sueli Gallacci

15 comentários:

  1. Aleluia, amiga, seja Bem-Vinda!!

    Apesar de nos falarmos diariamente, fico feliz com sua volta; você tem muito a contar nas suas crônicas, muito a enriquecer, a divertir seus amigos da web. A dar suas opiniões com a segurança que lhe é peculiar.

    Quanto a este PIMENTÃO, é logico que eu colocaria na minha sala, assim como está, com esta cor de parede. Tudo muito arrojado. Quanto ao estilo, basta ser estilosa... Faça o que lhe traga felicidade, o que lhe satisfaça. Você não precisa de rótulos, sabe disso. Acho que você joga bem em várias posições... Será que não é uma qualidade?

    Conhece aquela letra que diz:
    'Deixa que digam / que pensem/ que falem / deixa isso pra lá...

    Beijo grande, do tamanho desse PIMENTÃO lindo, criativo e estiloso.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  2. Blogar e coçar... É BOM TER DE VOLTA O SEU BOM HUMOR AQUI E NO FACE!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Prazer em te conhecer! A muito tempo venho acompanhando seu blog, estou engatinhando na pintura e passava todas as semanas no seu blog para ver alguma novidade, ficava triste que você não publicava mais. Ficava, pois hoje estou muito feliz com seu retorno e com esta linda pintura."Saber não basta; precisamos aplicar o conhecimento. Desejar não basta; precisamos realizar."
    Leonardo Da Vinci (1452-1519)

    Um abraço e amor à vida.
    Carlos Heckler

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Carlos Heckler!

    É um grande prazer também conhecê-lo!

    Saiba que suas palavras me servem de incentivo para continuar postando.

    Afastei-me um pouco do blog para colocar a vida em ordem que andava uma bagunça rsrs.

    Na nossa vida, assim como numa composição de pintura, às vezes temos que abrir mão de certas coisas para que outras se sobressaiam. É uma difícil escolha, pois amo compartilhar aqui meus conhecimento e saber que estou contribuindo pelo menos um bocadinho para o progresso artístico de iniciantes.

    Vc citou Da Vinci que disse que ‘saber não basta; precisamos aplicar o conhecimento’, eu vou além e digo que aplicar o conhecimento também implica em compartilhá-lo. Pelo menos é assim que me sinto realizada.

    Por isso voltei e estou me desdobrando para administrar o meu tempo. Primo pela qualidade das postagens, desejo que seja de proveito para todos.

    Tenho muuuuuuito ainda a dizer, a ensinar, que só de pensar me causa calafrios rsrs. Ai de mim! Teria que viver 200 anos para postar aqui tudo que desejo! rsrs

    Obrigada pelo seu comentário e por prestigiar-me, isso sim me deixa muito feliz!

    Um grande abraço!
    Sueli Gallacci

    ResponderExcluir
  5. Suuuuuuuu! Que delícia ver um post novo seu! Saudade imensa de você por aqui!! Muito embora eu também esteja um bocado ausente da Internet, resolvi dar um pulinho no blog e curtir alguns dos seus posts antigos mas tive a grata surpresa de ler um post saindo do forno! AMEI o pimentão, achei uma ousadia prá leá de inteligente e moderna!! Um beijo carinhoso, Deia.

    ResponderExcluir
  6. Suuuu! Que saudade de você por aqui! Vim ao blog para matar a saudade de seus posts antigos, mas tive a grata surpresa de ler um post novinho - e delicioso! O pimentão ficou o máximo! Além de moderno, linda técnica e excelente escolha das cores! Amei a ousadia! Um grande beijo com carinho, Deia.

    ResponderExcluir
  7. Olá Suelí!
    Ainda bem que resolveu aparecer. Já tinha saudades deste seu cantinho e das obras que nos costuma mostrar.
    Adorei esta ideia. Para mim ficou um
    cantinho óptimo!
    Beijo
    Milai

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vinda, novamente, amada!

    É muito saber que você voltou para nos alegrar com sua colorida e ousada imaginação!

    Adorei o pimentão!! Inusitado, mas autêntico. Diria até que é bem charmoso!

    A sala ficou linda!

    Obrigada por voltar a compartilhar conosco esse maravilhoso talento!

    Que Deus continue te abençoando e que o amor dEle te alcance sempre!

    Bjos, Cássia (De papo com Deus).

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas...Não há como ser
    descobridor....!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Sueli, bom dia!
    Olha só, ficou realmente super original, diferente e muito bonita a combinação de cores. Amei!
    Achei o texto que vc pediu e já mandei via facebook!
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá Sueli,
    adorei o 'pimentão' tudo a ver verdes sobre roxo beringela...
    Bom te ver e receber seus comentários.
    Você faz falta!
    Um grande abraço, saúde e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que voltaste amiga!
    Adorei o pimentão e ficaria na mesma onda da tua nora. As luzes captadas sobre o mesmo deu-te oportunidade de "descobrir" vários verdes com uma luminosidade fantástica!
    A cor beringela (que gosto muito) da parede é o palco ideal para que ele seja " rei" neste espaço da casa dos teus filhos.
    Parabens pela ousadia que ficou um sucesso.
    Beijo amigo.
    Graça

    ResponderExcluir
  13. Tenho um blog que comecei agora pelo motivo do Google ter deletado meus seguidores, passei e vi seu blog e gostei,e quero deixar um convite: Gostava que fizesse parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino e Servo, retribuirei de seguida. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Sueli te ví no blog da Meri e vocÊ me citou que gostou do comentario que fiz e vim aqui te conhecer.......que surpresa boa..lindo blog,positivo,animador e você uma pessoa de bom coração...conheça meu cantinho e tome um cafe comigo..
    beijos
    titi

    ResponderExcluir
  15. oi Sueli tudo bem?..passando para te deixar beijos e te desejar boa semana para você e para a sua familia...
    titi

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci