"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

03/04/2012

Simplesmente Rosas

Três painéis de 1,50m x 0,30m cada
(clique na foto)

Desde o início desse ano andei fazendo uns estudos de flores, frutas e objetos numa sequência de repetições. Adoro repetições, mas elas quase sempre ficavam monótonas. 

O que eu queria era criar um forte dinamismo para a obra com o emprego da cor, contrastes e formas desconexas – o equilíbrio entre abstração e realismo.

Mas eu queria mais: desejei fazer com que os olhos do observador 'passeasse' por toda a pintura, e não se fixasse num ponto, apenas. Ainda assim, criar um ponto de interesse que funcionasse como 'ponto de partida' para esse passeio. Será que vocês descobriram qual é?... Se disseram que é a rosa salmão acertaram na mosca! rsrs. Ela está mais detalhada e ao nível dos olhos.

Esses três painéis de 1,50m x 0,30m é uma encomenda para uma cabeceira de cama box, num quarto inteirinho com cores neutras. Eles vão ser dependurados numa parede de tom cinza médio com um espaço de 3cm entre eles.

Como disse no post anterior, estou adorando essa liberdade de pintar! No caso daquela bicicleta, fiz um monocromático, por isso não me preocupei muito com as cores. Nesse, porém, fiquei atenta às cores, mas, usei cores puras direto do tubo – coisa que há muito não fazia.

Aproveito para esclarecer algumas dúvidas dos leitores que me escrevem sobre a preparação da tela antes de iniciar uma pintura. Eu jamais pinto diretamente sobre a imprimação das telas compradas prontas, pois ela é pobre e pouco impermeável. Preparo-as com uma mistura de gesso em pó + cola branca (polímero vinílico) + tinta PVA + água. Não gosto de gesso acrílico industrializado, mas isso é uma questão de gosto pessoal. Gosto de definir eu mesma a textura da massa (mais rala, mais densa, granulada, ou não), pois cada trabalho exige uma base e isso interfere no resultado final. Quando não quero nenhuma textura (dentes), eu lixo: começo pela lixa 180 e termino com a 400.

Na pintura à óleo nunca inicio na tela completamente branca. Antes mesmo do esboço, dou um 'fundo de base' com tinta bem diluída com terebintina e ‘enxugo’ com papel toalha para retirar o excesso. Ficar preocupara em cobrir cada trama branca da tela inibe minha espontaneidade. A cor desse ‘fundo de base’ está diretamente ligada ao motivo, ao ‘clima’, à técnica e etc. Mesmo quando desejo um fundo branco, dou uma demão com o branco levemente matizado.

Volto a repetir o que já disse outras vezes: criar uma pintura ‘solta’ como essa, ou um abstrato, não dispensa o conhecimento. Não caiam nessa armadilha, o resultado poderá ser desastroso.  

9 comentários:

  1. Su, ler seus posts é uma aula - mesmo uma leiga como eu saio daqui sentindo que sei um pouco mais de pintura! Adorei essa cabeceira, ousada mas ao mesmo tempo suave! E eu descobri a flor salmão antes mesmo de você revelar a resposta - rsrs! beijos queridos! Deia

    ResponderExcluir
  2. Suely boa noite..que coisa mais linda essa tela..as flores ficaram misturadas e vai ficar maravilhosa na parede...e sua aula sobre pintura faz a gente querer apreender e quem sabe um dia pintar.....boa páscoa ´para vocÊ e toda a sua familia
    titi

    ResponderExcluir
  3. Sueli, que trabalho lindo!

    Desculpe-me, se sou repetitiva, mas, te acho impressionantemente genial! Em cada post não há apenas uma aula de arte, há também uma aula de vida!...
    Um ótimo domingo de Páscoa para você e toda a família.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Sueli, que trabalho lindo!

    Desculpe-me, se sou repetitiva, mas, te acho impressionantemente genial! Em cada post não há apenas uma aula de arte, há também uma aula de vida!...
    Um ótimo domingo de Páscoa para você e toda a família.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente...FABULOSAS estas rosas! E numa parede cinza, o quarto vai ficar super valorizado!
    Sempre que venho aqui, fico tentada a começar a pintar a óleo, não com a tua técnica de conhecedora mas...de quem é apenas, curiosa!!
    Beijo e votos de uma santa e feliz Páscoa.
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Suely minha querida passando para te deixar beijos e uma boa semana cheia de paz e boas realizaçoes..
    beijos
    titi

    ResponderExcluir
  7. Olá Sueli!
    Já tinha admirado a pintura mas ainda não tinha tido tempo para comentar. Como o tempo por aqui hoje não ajudou para os afazeres de casa, tirei um pouquinho para pôr os comentários em dia.
    De certeza que estes paineis vão ficar muitissimo bem no ambiente que descreveu. Obrigada pelas dicas de pintura que são sempre bem vindas para quem gosta como eu de aprender sempre mais alguma coisa.
    Espero que estejam todos bem de saúde.
    Beijo
    Milai

    ResponderExcluir
  8. Linda tela, parece um bouquet de rosas entregues ao amor depois de uma desavença...Cheio de luz sobre o fundo cinza, Lindo Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  9. Linda, maravilhosa, as rosas vão trazer romantismo ao ambiente que você descreveu. Estou encantada e aprendendo muito. Obrigada. Como pode ver estou passeando pelo arquivo do blog.

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci