"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

22/05/2012

Mude a cor, mas não mude o tom

 (clique)

Quando pintamos de um modelo vivo podemos mudar as cores, mas jamais os tons. Repare que nesse estudo as cores foram mudadas, mas os tons, não. Para ficar mais fácil de identificar isso, clique na foto e olhe com os olhos semicerrados.

Na verdade, a gradação tonal deve ser a primeira coisa a ser observada antes mesmo de decidirmos pelas cores. Devemos procurar dar o valor correto a cada tom presente no modelo. É ele que estabelece volume, tridimensionalidade, noção de espaço e perspectiva. É nos contrates de tons que atingimos nosso objetivo de uma pintura convincente.

Principiantes costumam se esquecer de que toda cor (matiz) que sai do tubo possui seu próprio tom natural (tom local), e portanto, deve ser ‘trabalhada’ com misturas certas, independentemente da intensidade (brilho).

É bom lembrar que os matizes e as intensidades de algumas cores induzem nossos olhos a vê-las como se fossem mais claras ou mais escuras do que na realidade são. Cores vivas, quentes, como o vermelho, parecem frequentemente ‘pular’ para um tom mais claro; o inverso é verdadeiro para cores mais frias, mais suaves, como o azul. Fique atento a essas ilusões ópticas quando estiver dando um valor tonal às cores da sua paleta.

É claro que podemos trabalhar com cores puras na sua vitalidade máxima. Grandes pintores fazem isso, sem se preocuparem com os efeitos de luz e sombra, e o resultado pode ser uma pintura dinâmica, atraente, embora não sejam tridimensionais. Entretanto, trato aqui do realismo.

Já escrevi aqui, a importância do tom numa pintura e de como é difícil estabelecer os valores correspondentes a cada cor. Embora isso se torne um processo natural com o tempo, para qualquer pessoa identificar mais do que nove tons diferentes, seria necessário ‘desligar’ a parte do cérebro que identifica as cores, de forma a visualizar nos objetos apenas os tons, como numa fotografia em branco e preto. Mas ninguém precisa usar de nove tons numa pintura, consegue-se ótimos resultados a partir de três.

Costumo escurecer minhas cores com as suas complementares. Por exemplo: escureço um vermelho com o verde e vice-versa. Mas não é tão simples assim. Às vezes precisamos escurecer e esfriar (cortar o brilho). Nesse caso, deve entrar um ‘toque’ de azul na mistura.

De modo genérico, diz-se que se aclara uma cor com o branco, mas também não é tão simples assim, pois o branco esfria qualquer cor. Se precisamos de uma cor clara e quente, invariavelmente deve levar um ‘toque’ do amarelo na mistura.

Ainda existem outros fatores qualificativos de igual importância na cor dentro da pintura, como as neutras, acinzentadas e 'queimadas', por exemplo. De fato, tudo que se refere a cor é quase infinito, e eu espero viver bastante pra postar aqui muita matéria ainda... Portanto, vão rezando aí meu povo...rs

7 comentários:

  1. Desde que frequento o 'Gente' certifico-me que que além de você mostrar extremo bom gosto, desenvoltura, intimidade com as cores, e com a técnica em geral, consegue ser extremamente didádica, o que não seria uma obrigação para ser perfeita. Saber transmitir é um dom em separado. Bons profissionais não têm por obrigação serem claros e concisos. Mas você se chama 'SUELI GALLACCI!'
    E ainda não postou nada que eu não gostasse muuuuuito! Você é como o bom vinho...kkk Cada vez vale mais.
    Beijão grande, amiga!
    Tais

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui acompanhado e aprendendo!...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Artistas de valor costumam durar muitos anos. Portanto sua longevidade está garantida!
    Um grande abraço Sueli

    ResponderExcluir
  4. Querida bom dia...vir aqui é ficar bem pertinho da arte,do lado bonito da vida,de mostrar as coisas d euma maneira mágica como faz...fico encantantada....muitos beijos para voce...boa semana..titi

    ResponderExcluir
  5. Convido-te a conhecer um Homem de papel
    Convido-te a olhá-lo num espelho de água

    Boa semana

    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  6. Este jogo de cores, é maravilhoso!~Eu acho que tu és capaz até de pintar a nossa alma!!
    Beijocas e boa semana.
    Graça

    ResponderExcluir
  7. só obras de altíssima qualidade e me atrevo a dizer,de colorida poesia por aqui hein rs...
    venho através da tais luso e ela sabe recomendar...
    meus sinceros parabéns e me terá por aqui,para seu infortúnio rs
    saudações Artista!!!

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci