"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias" (Monet)

02/07/2012

A técnica do 'pincel seco'

(Clique)

Muito utilizada por alguns pintores, a técnica do ‘pincel seco’ caracteriza-se pela aplicação de tinta densa (com pouco ou nenhum solvente) sobre uma camada de tinta rala (diluída) e seca.

A aplicação da tinta densa sobre a camada rala e seca, faz com que o pincel ‘se arraste’ com dificuldade sobre a trama da tela, produzindo marcas interrompidas que permitem entrever aqui e ali a cor que está por baixo. A principal vantagem do pincel seco é a economia de tempo, pois com poucas pinceladas conseguimos dar efeitos em detalhes que ficam belíssimos por se destacarem dos demais. Entretanto, as pinceladas devem ser precisas, pois não permite retoques. Usa-se pincel de cerdas duras, apanha-se a tinta e retira-se o excesso na paleta. Por esse motivo a denominação de ‘pincel seco’.

É útil para indicar pontos iluminados, por isso muito usada em marinhas, nos mastros e texturas dos barcos e no brilho da água.  É também indispensável em paisagem banhadas pelo sol. Nesses casos, obtém-se melhor resultado com a aplicação de tinta clara sobre a escura.

A técnica é usada normalmente nos detalhes, mas que tal uma pintura inteira com o pincel seco? Isso é perfeitamente possível, mas há de se fazer alguns ajustes.

Primeiramente, faça uma textura leve na tela crua, com gesso ou massa acrílica diluídos com um pouco de água. Use uma trincha para a aplicação. Aguarde a secagem, trace o esboço e pinte com tinta rala. Atente para as cores e os tons dessa primeira camada de base, pois ela terá papel fundamental na composição. Se for um dia ensolarado, abuse dos rosas, alaranjados e amarelos. Se for um dia nublado opte pelos tons acinzentados ‘tendendo’ para o azul. Para paisagens noturnas prepare um azul profundo utilizando um pouco do preto na mistura, mas não ‘fuja’ do azul.   

Aguarde a secagem completa e conclua a pintura com a técnica do pincel seco.

Dicas: Por causa da textura, o pincel não deslisa com facilidade e produz marcas falhas. Não insista, resista à tentação de cobrir toda a camada de baixo. Dê pinceladas curtas e interrompidas, faça esfregões. Segure o pincel como se segura uma raquete de tênis para adquirir mais espontaneidade. Pinte de cima pra baixo e da esquerda para a direita, se for destro. Não lave o pincel, apenas limpe-o bem num pano quando for mudar de cor; ou, use um pincel para cada cor. Por último, não se desespere se não conseguir nas primeiras tentativas, pratique em papel, madeira, ou numa tela de testes previamente preparados. Lembre-se que pintar um bom quadro exige paciência e perseverança. E treino. Muito treino!

12 comentários:

  1. Su, belíssima essa pintura, e gostei muito pela luminosidade que você deu. Adoro esse tema, tranquilo e convidativo. Bem que você joga 'lindo' e com sabedoria em qualquer área...

    Parabéns, sempre!
    Beijos
    Tais

    ResponderExcluir
  2. Sueli, olha eu aqui admirando e aprendendo! Tenho uma marinha que fiz em aula, no qual tem essa técnica, mas eu nem sabia o que era.
    Obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Dalva querida!

    É sempre muito bom receber o seu comentário!!! Obrigada pelo carinho e por prestigiar o meu trabalho! Sinto-me honrada.

    Um bjo enorme, linda semana!
    Sueli Gallacci

    ResponderExcluir
  4. OI SUELI!
    GRATA POR TUA VISITA NO "SÓ PRA DIZER...", VOLTE SEMPRE.
    ACHEI LINDA A TELA QUE MOSTRAS, NESTA TÉCNICA DO PINCEL SECO,NÃO ENTENDO MUITO, MAS, SEI APRECIAR O QUE É BONITO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  5. Olá Sueli,
    eu gosto muito de usar pincel seco e vi que você tambem. As dicas estão preciosas como a pintura! Amiga pintora você deu um show!
    Parabéns e um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Parece uma tecnica 'corriqueira', mas
    a verdade é que eu como leigo..não
    conhecia......Experimentei em acrílico
    e vi que não deu o resultado que explica.....mas gostei do que saiu...!!Irei voltar mais a sério à
    experiência.....Gostei
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Minha querida
    Um tela maravilhosa, batida pelo sol esplendoroso.
    A técnica do pincel seco ( que eu desconhecia) está muito bem explicada mas...se não houver aquela veia de arte ( que tu tens em potência...) dentro de nós, meu Deus, não se faz nada...
    Eu só sei admirar porque gosto do belo.
    Mil beijos.
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas e a pintura é sensacional! Ah! se eu pudesse e tivesse tempo!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou eu de novo, a Marcia(grega), só que entrei com um perfil diferente...Quero te convidar para visitar e conhecer o blog da minha empresa de Midia Social, ZixPlus. Mais uma nova empreitada que começo, com o auxílio de minha sobrinha que mora na Flórida.
    Elaboramos e reformamos blogs e websites, bem como colocamos seu perfil em todas as redes sociais de maiores destaques. Fazemos serviços de divulgação e manutenção.
    Precisando de nossos serviços é só avisar!
    http://zixplus.blogspot.com

    Bjusss

    ResponderExcluir
  10. Hola Sue muy bella la pintura, gracias por compartir.
    que tengas buena semana.
    saludos.

    ResponderExcluir
  11. Sueli: Mis felicitaciones por tu interesante blog y por la magnifica técnica y conocimientos de pintura que posees.
    Gracias por mostrar las técnicas que utilizas.
    Abrazos

    ResponderExcluir
  12. Olá, adorei seu blog
    sempre me encantei com a arte.
    Se puder me recomendar para seus amigos
    tenho um blog de assessoria de moda em atacado
    destinado à quem tem lojas ou vende roupas em casa
    o link é este
    http://alfaassessoriademoda.blogspot.com.br/

    obrigada um beijoo!!

    ResponderExcluir

Tua visita me deixa muito feliz e o teu comentário é importante para o meu aprimoramento. Aceito sugestões, críticas construtivas e elogios, naturalmente, que não sou boba, né... rs. Só não aceito e nem vou publicar comentários anônimos com gracinhas sem graça e ofensas de gente desocupada. Aos anônimos peço que assinem, por favor.

A todos meus agradecimentos e meu carinho!

Sueli Gallacci